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REUNIÃO NA ARENA DO GRÊMIO DISCUTE MELHORIAS NA ESTAÇÃO ANCHIETA E NO TRAJETO ATÉ O ESTÁDIO

20.03.2017

Encontro realizado na tarde desta segunda-feira (20) contou com representantes de Trensurb, Grêmio, Arena, Prefeitura de Porto Alegre e gabinete do deputado Danrlei.

Em reunião na tarde desta segunda-feira (20), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, a Trensurb apresentou uma proposta de melhorias na Estação Anchieta do metrô, próxima ao estádio, e no trajeto entre os dois locais. Participaram do encontro representantes do Grêmio, da Arena, da prefeitura da capital e do gabinete do deputado federal Danrlei de Deus.
 
O estudo preliminar realizado pela Trensurb prevê a criação de um caminho temático, ao longo da Rua José Pedro Boéssio e a Avenida Padre Leopoldo Brentano, interligando a Estação Anchieta e a Arena. O caminho, batizado inicialmente de “Até a pé nós iremos”, contaria com calçada temática (nas cores do Grêmio) acessível, ciclovia, bicicletários, estacionamentos para food trucks, parklets com bancos e floreiras e luminárias LED. O projeto prevê também a reforma e ampliação da Estação Anchieta, com sua modernização e adequação às normas de acessibilidade, incluindo a cobertura das passarelas e a aplicação das cores do Grêmio na identidade visual da edificação. O custo total estimado é de R$ 10,3 milhões.
 
“Viemos apresentar a ideia de revitalização da Estação Anchieta e o caminho ‘Até a pé nós iremos’, que iriam melhorar o acesso à Arena e solucionar questões de acessibilidade da estação”, afirmou o diretor-presidente da Trensurb, David Borille. Ele explica que se tratam de estudos preliminares e que o próximo passo é o estabelecimento de um grupo de trabalho reunindo todas as partes interessadas para que se possa realizar a elaboração de um projeto efetivo e buscar recursos para uma eventual implantação.
 
Proposta de aeromóvel
 
Na reunião, a Trensurb também apresentou uma proposta de traçado de uma possível ampliação da linha de aeromóvel já existente, que hoje liga metrô e aeroporto, para dentro do bairro Humaitá. Em via dupla, ela passaria pelo Parque Humaitá e pela Arena do Grêmio até chegar ao local do terminal hidroviário previsto para o 4º Distrito de Porto Alegre.
 
Operações especiais
 
Outra pauta do encontro foi o impacto que as operações especiais para jogos na Arena têm no sistema metroviário. Somente desde março de 2016, em função de partidas no estádio, a Trensurb já realizou 31 viagens extras em 13 ocasiões diferentes, oito delas com extensão do horário de funcionamento do metrô. Nessas viagens, foram transportados, no total, 37.256 passageiros.
 
Essas operações, quando implicam em ampliação do horário de funcionamento dos trens, reduzem a janela de manutenção na via e equipamentos do sistema, realizada à noite, dificultando os trabalhos preventivos. Além disso, geram despesa operacional adicional para uma empresa que pratica tarifa social (de R$ 1,70, sem reajuste desde janeiro de 2008) e já tem seu custeio subsidiado pelo governo federal em cerca de 55%. Em um evento que necessite de três viagens além do horário normal de funcionamento do metrô, a Trensurb tem um custo adicional mínimo de R$ 18,2 mil.
 
Com frequência, também ocorrem ato de vandalismo de torcedores que também geram despesa para a empresa. Buscando minimizar essas ocorrências de dano ao patrimônio público, a Trensurb pediu ao Grêmio e à Arena que seja retomada e desenvolvida de forma sistemática uma campanha dentro do estádio para desestimular os atos de vandalismo. Tanto o clube quanto a administração do estádio colocaram-se à disposição para isso.
 
Presenças
 
Estiveram presentes na reunião: o diretor-presidente da Trensurb, David Borille; o diretor de Operações da empresa, Diego José Tarta; o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan Junior; o presidente da Arena, Marcelo Jorge; o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Elizandro Sabino; o secretário de Relações Institucionais e Articulação Política de Porto Alegre, Kevin Krieger; o secretário de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre, Ricardo Gomes; o assessor do deputado Danrlei de Deus, Sérgio Bastos; gestores da Trensurb, Grêmio, Arena e administração municipal.
 
Foto: Kauê P. Menezes/Trensurb

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