Em evento comemorativo às 10h de terça-feira (15), Trensurb irá homenagear parceiros do espaço cultural localizado na Estação Mercado.
A Biblioteca Livros sobre Trilhos, localizada na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb, completa amanhã (15) sete anos de atividades. Em comemoração, serão homenageadas pessoas e instituições que prestaram seu apoio ao espaço cultural durante o ano, seja com a doação de livros, ações de divulgação ou de incentivo à leitura. O evento de comemoração do aniversário acontece na própria biblioteca às 10h30 desta terça-feira.
Livros Livres
Um dos destaques deste sétimo ano de atividades da biblioteca foi a criação do projeto Livros Livres. Para facilitar a aproximação da comunidade à literatura, a Trensurb passou a disponibilizar em oito estações caixas customizadas contendo diversos títulos para compartilhamento de forma gratuita, sem necessidade de cadastro.
A ideia é que os usuários do metrô escolham as obras de seu agrado para ler no trem, em casa ou em qualquer outro lugar. Ao finalizarem a leitura, podem colocar as publicações novamente na caixa ou transferi-las diretamente a outro leitor. Podem, ainda, depositar seus próprios livros nas caixas para compartilhamento.
As caixas estão disponíveis nas estações São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Esteio, Sapucaia, São Leopoldo, Fenac e Novo Hamburgo.
A biblioteca
A Biblioteca Livros sobre Trilhos, mantida pela Trensurb com a parceria do Instituto Brasil Leitor, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A biblioteca conta com mais de 6,5 mil livros, 3,7 mil sócios e já contabiliza mais de 50 mil empréstimos ao longo destes sete anos. O acervo é ampliado somente por meio de doações.
Para utilizar o serviço, é necessário apenas fazer um cadastro gratuito. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência atual (originais e cópias), juntamente com uma foto 3x4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteira de identificação com foto e código de barras para usar o serviço. A partir daí, podem retirar os livros de seu interesse sem custo algum.
Foto: Fernanda Garrido/Arquivo Trensurb