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TRENSURB E PREFEITURA DE CANOAS ASSINAM PROTOCOLO PARA PROJETO DE TREM SUBTERRÂNEO

05.07.2012

Estão previstas a construção de uma nova estação e a realocação da linha, que passaria sob a Avenida Guilherme Schell.

Na manhã desta quinta-feira, 5, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, e o diretor de Administração e Finanças, Leonardo Hoff, assinaram protocolo de cooperação entre governo municipal de Canoas e Trensurb para a viabilização do rebaixamento da linha do trem na cidade.

O projeto, que teve seus estudos iniciados em setembro de 2010, foi lançado em março de 2011 e consistiu em um preparatório para o PAC Mobilidade. A proposta inicial era construir o trecho subterrâneo ao longo da BR 116, instalando duas novas estações pelo custo total de um bilhão de reais.

Na nova concepção, será edificada somente uma estação e a linha da Trensurb passará abaixo da Avenida Guiherme Shell. O custo da obra está orçado em 200 milhões de reais, valor que, segundo o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, é “totalmente exequível”.

Para que a realização do rebaixamento do trem aconteça, é necessário um projeto executivo, que consiste no conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra.  “Esse plano é o resultado de uma história que começou na década de 80, não é uma ideia fácil, mas eu tenho certeza que vai trazer muitos resultados positivos para a cidade de Canoas”, afirmou Jairo Jorge.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, elogiou o esforço de Canoas na busca de viabilizar os recursos que garantam a efetivação do projeto. “O protocolo, assinado hoje, é uma satisfação para nós e trabalharemos em parceria com a prefeitura para a realização do projeto executivo”, afirmou Kasper.

Representaram também a Trensurb na ocasião: o superintendente de Desenvolvimento e Expansão, Ernani Fagundes; o consultor especial da Presidência, Rubens Pazin; o gerente de Desenvolvimento de Engenharia, Sidemar Francisco da Silva.

Foto: Marco Pecker, da Trensurb

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