Home Página Inicial > Notícias > MÚSICA E TEATRO ENCANTAM USUÁRIOS NO METRÔ NO PRIMEIRO DIA DE ARTE NOS TRILHOS

MÚSICA E TEATRO ENCANTAM USUÁRIOS NO METRÔ NO PRIMEIRO DIA DE ARTE NOS TRILHOS

02.12.2008

Programação cultural nas estações, parceria da Trensurb, CAIXA e Associação Cultural Minuano.

A primeira apresentação do Projeto Arte nos Trilhos de 2008 foi na Estação Mercado e teve a participação do violonista Marco Araújo e do grupo de teatro Oigalê.

O Projeto Arte nos Trilhos da Trensurb voltou com tudo nesta segunda-feira, 1º de dezembro, com a apresentação do músico Marco Araújo e do grupo de teatro Oigalê, na Estação Mercado. Kuka Pereira, organizador do evento e a Caixa Econômica Federal (Caixa), patrocinadora do projeto, disse que "é através de iniciativas como essa que o artista tem a oportunidade de crescer. A Caixa tem um papel vital no crescimento cultural no Brasil".

O diretor-presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, lembrou que o projeto já existia. "De 2000 até 2003, ele funcionou, só que, depois, não tivemos mais verba para ele. Nós nos orgulhamos muito de ter um espaço para as atividades culturais e mostrar aos usuários que, com as apresentações, já chegam no trem com um espírito mais leve, quebrando a rotina do dia-a-dia", ressalta. A partir das 18h, o show foi na Estação Canoas/La Salle, com o Gaspo "Harmônica"- Gaitista, compositor e incentivador do blues gaúcho.

O músico Marco Araújo fez um espetáculo musical voltado para músicas populares no Rio Grande do Sul, como Encontros e Despedidas e Horizontes, mas executou também Asa Branca. Tocando violão e cantando, Marco conseguiu que o público parasse para escutá-lo, e, logo após, eles acompanharam também uma esquete do grupo teatral Oigalê, que atua com os seus componentes com o rostos pintados de branco e com roupas coloridas. Eles cantaram e dançaram músicas de sua peça de teatro.

Marco contou que "não tinha participado do projeto ainda, mas sabia que ele existia, já. É uma ótima iniciativa, faz com que os artistas independentes tenham um espaço que atinja o público, que é coisa muito difícil de acontecer". Rosane Silveira, securitária, estava saindo do trem e viu que a esquete estava ocorrendo, e parou para assistir um pouco: "Muito bacana. As pessoas mais humildes, que não têm condições de pagar para assistir no teatro, mesmo, têm a oportunidade de adquirir cultura aqui na estação", opina.

A Companhia de Teatro Oigalê é uma cooperativa de artistas teatrais. Originado em 1999, já produziu sete peças. O grupo faz temporadas de teatro em ruas, parques e praças de Porto Alegre, além de apresentações em escolas. Cerca de 300 mil pessoas já assistiram aos espetáculos do grupo. Já o escritor, compositor, poeta, cantor e violinista Marco Araújo, gaúcho de Porto Alegre, gosta de conviver com pessoas simples e inteligentes e, além de ser um artista em atividade, trabalha também com educação formal. Gaspo "Harmônica"- Gaitista é um compositor e incentivador do blues gaúcho, que tem cinco anos de carreira e já realizou mais de 300 shows em cidades do sul do País e participou de grandes festivais de música em São Paulo e Rio de Janeiro.

O Projeto Arte nos Trilhos foi criado em 2000 e até 2003 promoveu 1.364 espetáculos, sendo 739 musicais, 190 de teatro e 435 de dança. O objetivo é proporcionar oportunidade tanto para jovens talentos, quanto para artistas já consagrados. Este ano, o convênio para a realização do projeto é com a Caixa Econômica Federal (Caixa).

PROGRAMAÇÃO:

8/12, às 16h na Estação Mercado:
Família Sarará - Formada em 2004, a Banda Família Sarará mistura ritmos, essências e culturas. Com influências do black music, realiza shows na cena alternativa de Porto Alegre. Este ano gravou o jingle Campanha do Agasalho 2008 da Trensurb.

8/12, às 18h na Estação Esteio:
Afro-Tchê - Foi criado em 1994, na Vila Safira, com realização de oficinas de percussão e dança, em parceria com a comunidade. Desenvolve projetos voltados a crianças e adolescentes.

15/12, às 16h na Estação Mercado:
Orquestra de Flautas - A Orquestra de Flautas Villa-Lobos tem por objetivo proporcionar a crianças e jovens da Vila Mapa, em Porto Alegre, a inclusão social através da música. A iniciativa é mantida pela Secretaria Municipal de Educação e o trabalho é realizado há 16 anos e tem o apoio de diversas entidades. A Orquestra de Flautas já realizou mais de 670 concertos, para público superior a 170 mil pessoas.

15/12, às 18h na São Leopoldo:
Karen Volkmann & Federico Trindade - Com apresentações na capital e em cidades da região metropolitana, a dupla canta e toca Música Popular Brasileira. Suas influências vêm do samba, tendo como referencial Clara Nunes, Noel Rosa, Caetano Veloso e Gilberto Gil. A dupla é formada há seis meses, mas ambos trabalham com música há mais de dez anos.

22/12, às 16h na Estação Mercado:
Instituto Brasilidades - Criado para desenvolver e fomentar a Cultura Popular Brasileira, sua organização acontece através de três núcleos: educação e pesquisa, manifestações culturais e ação social. Entre os projetos estão a Roda do Samba, cursos de capoeira e dança de salão.

22/12, às 18h na Estação Canoas/La Salle:
Filodox - Criada em 2007, a Filodox é uma banda de pop rock brasileiro contemporâneo, composta por quatro jovens. As influências vêm do som do Aerosmith e Three Doors.

29/12, às 16h na Estação Mercado:
Família Palhaço - Uma família (pai, mãe e duas filhas) que encanta. Com uma dramaturgia baseada na arte mambembe, no improviso e no palhaço de picadeiro, realiza espetáculos que preservam a tradição circense, através da simplicidade. Desde 2004, a trupe realiza apresentações em Porto Alegre.

29/12, às 18h na Estação Sapucaia:
Claudia Quadros – Atriz e cantora, dedica-se à música desde os seis anos de idade. Interpreta clássicos da MPB, samba, jazz, blues em vários espetáculos no Rio Grande do Sul, Brasil e fora do País . Atualmente, trabalha junto à ONG Raízes D"Africa, contando através da música dança e teatro a história do negro no RS, em escolas, empresas e teatros, além de apresentações em diversos locais em Porto Alegre.

Compartilhe     

OUTRAS NOTÍCIAS
12345de 512paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=1660&sitemapPage=2

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000