Home Página Inicial > Ações > Culturais > Galeria Xico Stockinger

Galeria Xico Stockinger

A Galeria Xico Stockinger é um espaço para exposições artísticas localizado no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária. A galeria conta com um painel de 7 metros de comprimento e 1,5 metro de altura, que recebe exposições trimestrais com a curadoria do Sesc Centro, de Porto Alegre. A atração é inspirada na Galeria Mario Quintana, da Estação Mercado, criada pela Trensurb no centenário do poeta e vitrine para dezenas de exposições, de artistas consagrados e iniciantes, ao longo dos anos. A Galeria Xico Stockinger foi batizada em homenagem ao centenário do artista austríaco radicado no Brasil, falecido em 2009, um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul. Xico completaria cem anos em 7 de agosto de 2019. Um fator que contribuiu para a escolha de seu nome para batizar o espaço foi sua amizade com Mario Quintana, que já empresta seu nome à galeria da Estação Mercado.

Foi em 24 de abril de 2019 que Trensurb e Sesc inauguraram o espaço, em cerimônia que contou com a presença de Jussara Stockinger, filha do artista. Também participaram do ato o secretário de Cultura de Porto Alegre, Luciano Alabarse, e a presidente da Associação de Artes Plásticas Chico Lisboa, Lisiane Rabello.

Saiba mais sobre as exposições no local acessando o menu à esquerda.

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000