Home Página Inicial > Ações > Culturais > Pixels Mercado

Pixels Mercado

A exposição permanente Pixels Mercado, do artista plástico Nelson Sura, foi inaugurada no dia 5 de março, nos túneis de acesso à Estação Mercado. A obra tem inspiração na azulejaria portuguesa, trazendo uma versão contemporânea que busca despertar atenção positiva para o paisagismo urbano. Segundo o autor, a técnica utilizada, garante grande durabilidade ao trabalho.
 
Sura afirma que sua proposta é levar a arte para a rua. “Trabalho com arte há mais de vinte anos. De uns seis para cá, comecei a fazer arte urbana porque acredito que essa seja a maneira mais democrática de se fazer arte”, afirma. Ele destaca também a importância e a visibilidade do espaço: “A Trensurb é superútil para a população. Milhares de pessoas passam por aqui, então esse trabalho está sendo muito bem visto, por muita gente. Além disso, ele também agrega ao paisagismo do local”.
 
Sobre a obra, Sura declara: “Meu trabalho mexe muito com o subjetivo, então há dentro dessas formas algumas simbologias escondidas que quem procurar vai achar”. Ele explica ainda a escolha do nome da exposição: “Olhando, até parece que faltam algumas peças. A ideia é o que o próprio nome diz, são pixels, pequenas partes que formam um todo. Isso passa também pela ideia de que as pessoas passam o dia inteiro olhando para o celular, para o computar e não estão olhando para fora. Esse trabalho chama para que as pessoas saiam dos pixels da telinha e viagem mais para os pixels da grande tela”.

 

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000