As estações da Trensurb interligam seis cidades gaúchas em uma linha com 43,8 quilômetros de extensão. Há diversas opções de lazer e cultura em Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Listamos alguns dos principais pontos turísticos localizados próximos às estações.
Para facilitar o seu passeio, nesse guia está indicado o caminho entre o local e a estação mais próxima. Além disso, fornecemos os horários de funcionamento das atrações e trazemos informações com base nos portais oficiais de prefeituras ou sites próprios das instituições. Aproveite!
PORTO ALEGRE
Estação Mercado
Mercado Público
Inaugurado em 1869, o Mercado Público Central está localizado ao lado da Estação Mercado e abriga estabelecimentos como açougues, peixarias e frutos do mar, restaurantes, fruteiras, lojas de artigos religiosos, ervas medicinais, entre outros. Além disso, o prédio é tombado como um bem cultural.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h30. Sábados das 7h30 às 18h30.
Largo Glênio Peres e Praça XV de Novembro
Em frente ao Mercado Público, está localizado o Largo Glênio Peres, espaço público da capital inaugurado em 1922 que muitas vezes concentra manifestações artísticas e políticas. Ao lado do Largo, fica a Praça XV de Novembro, outra área para lazer cercada de opções gastronômicas populares.
Santander Cultural - Rua Sete de Setembro, 1028
O Santander Cultural é um espaço que oferece uma extensa programação de artes visuais, cinema e música. Apenas a 450 metros da estação, o prédio do centro cultural possui arquitetura histórica do início do século XX. Já foi sede de várias instituições bancárias e desde 1987 é tombado como patrimônio histórico e artístico do Estado.
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Entrada franca.
Bilheteria para o cinema: terça a domingo, das 14h às 19h.
Praça da Alfândega
Repleta de árvores, bancos e comerciantes ambulantes, a Praça da Alfândega fica a 550 metros da estação. Tradicionalmente, desde 1955, entre o final de outubro e o início de novembro, a Praça é ocupada pela Feira do Livro de Porto Alegre, evento cultural a céu aberto que além da venda de livros, proporciona espetáculos musicais, teatros e debates.
Museu de Arte do Rio Grande do Sul - Praça da Alfândega, s/n
O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli - MARGS é uma instituição cultural do Estado, local de exposições que podem envolver pinturas, esculturas, gravuras, cerâmicas, desenhos, fotografias, instações, performances, entre outros.
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.
Memorial do Rio Grande do Sul - Rua Sete de Setembro, 1020
O centro de informação e divulgação da história do estado reúne objetos, mapas, gravuras, fotos, livros, imagens iconográficas e depoimentos importantes sobre os principais fatos ocorridos no Rio Grande do Sul.
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 18h, domingos e feriados das 13h às 17h. Entrada franca.
Theatro São Pedro - Praça Marechal Deodoro, s/n
O Theatro São Pedro é o teatro mais antigo de Porto Alegre, inaugurado em 1858. Em uma bela arquitetura, traz espetáculos musicais e de artes cênicas.
Bilheteria, dias úteis: das 13h até o horário de início do espetáculo. Quando não há espetáculo, das 13h às 18h30. Sábados e domingos: das 15h até o horário de início do espetáculo.
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa - Rua dos Andradas, 959
Instituição cultural voltada para a conservação, a pesquisa e a divulgação da história da Comunicação Social no RS. O acervo abrange diferentes áreas da Comunicação: Imprensa, Televisão e Vídeo, Rádio e Fonografia, Publicidade e Propaganda, Fotografia e Cinema.
Horário de funcionamento: de terças a sábados, das 9h às 18h.
Casa de Cultura Mario Quintana - Rua dos Andradas, 736
A Casa de Cultura Mario Quintana é uma instituição ligada à Secretaria de Estado da Cultura/Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Antigamente, o espaço era utilizado como hotel. Agora, as grandes salas são ocupadas por um teatro, salas de cinema, uma biblioteca, jardins e exposições. Com uma programação intensa e variada, a CCMQ traz festivais de cinema independente, apresentações musicais, oficinas criativas e seminários.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira: 9h às 21h. Sábados, domingos e feriados: 12h às 21h.
Catedral Metropolitana - Rua Duque de Caxias, 1047
O projeto da Catedral Metropolitana de Porto Alegre, dedicada à Mãe de Deus, é do arquiteto italiano João Battista Giovenale. Em estilo renascentista, o projeto do arquitetônico emprega as antigas ordens e formas clássicas da arquitetura romana.
Horário de visitas: de segunda a sexta-feira: das 7h às 19h. Aos sábados: das 9h às 19h. Aos domingos: das 8h às 19h.
Horários das missas: de segunda a sexta-feira: 7h30 e 18h30. De terça a sexta-feira: 12h10. Sábados: 17h e 18h30. Domingos: 8h30, 10h e 18h30.
Igreja Nossa Senhora das Dores - Rua dos Andradas, 597
Igreja icônica do centro de Porto Alegre, foi concluída em 1901 e tombada como Monumento Nacional pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em 1938. Possui lendas sobre assombrações e pragas rogadas por um escravo. A obra levou mais de 100 anos para ser concluída.
Usina do Gasômetro - Avenida Presidente João Goulart, 551
A Usina do Gasômetro é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre. O prédio recebeu este nome devido à proximidade com a antiga Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado que fornecia gás destinado à iluminação pública e abastecimento de fogões. Atualmente, o espaço é um centro cultural e recebe exposições. Também é ponto de encontro para apreciadores do pôr do sol, já que está localizado de frente para o Rio Guaíba e proporciona uma ótima vista.
Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h às 21h. Sábados e domingos, das 10h às 21h.
CANOAS
Estação Fátima
Parque Eduardo Gomes - Avenida Guilherme Schell, 3600
No Parque Eduardo Gomes, canoenses e turistas têm estruturas para prática de esportes, descanso, convivência e eventos artístico-culturais.
Estação Canoas
Antiga estação ferroviária de Canoas - Avenida Victor Barreto, 2301
Ponto histórico. Inaugurada em 1874, a Estação Ferroviária de Canoas foi construída em terras da Fazenda Gravataí e deu origem à cidade, que começou a se formar durante a obra da ferrovia, onde alguns trabalhadores aproveitavam madeira derrubada para produzir canoas. Atualmente, abriga a Fundação Cultural de Canoas, que realiza atividades nas áreas de literatura, artes plásticas, teatro, folclore, música e dança.
Casa das Artes Villa Mimosa - Avenida Guilherme Schell, 6270
Preservado por anos pelo casal Frederico Guilherme Ludwig e dona Mimosa, os primeiros proprietários, o prédio da Villa Mimosa, construído em 1904, em estilo neoclássico, foi restaurado pela construtora Goldzstein Cyrela. A Prefeitura de Canoas entregou oficialmente o Centro Cultural à comunidade em junho de 2012.
O local, agora público, dispõe de ambientes e projetos para formação, expressão e disseminação cultural dos artistas locais e a comunidade em geral.
Atendimento ao público e visitação: de terça a sexta-feira, das 9h às 18h. Sábados e domingos, das 14h às 19h.
Museu Hugo Simões Lagranha - Rua Ipiranga, 105
Esse museu municipal possui um acervo com mais de mil peças, constituído de variados objetos ligados a história de Canoas.
Aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Telefone: (51) 3478-4449.
ESTEIO

Estação Esteio
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil - BR-116, km 13
Em funcionamento desde 1970 e sede oficial da feira latino-americana Expointer desde 1972, o Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, ao lado da estação, abrange uma área de 141 hectares e conta com 45,3 mil m² de pavilhões cobertos e 70 mil m² de área para exposição.
A Exposição Internacional de Animais - Expointer ocorre sempre durante uma semana no mês de agosto e atrai mais de 500 mil visitantes. Ao longo do ano, o parque também recebe festivais de música e outros eventos.
SAPUCAIA DO SUL

Estação Sapucaia
Parque Zoológico - BR-116, km 252
Um dos mais tradicionais pontos de lazer e conhecimento sobre a fauna e flora é o Parque Zoológico. Localizado as margens da BR-116, no município de Sapucaia do Sul, é possível chegar até o local por meio da linha Comunidade 8, no terminal situado ao lado da Estação Sapucaia. A viagem de ônibus leva em média 25 minutos, mas que compensam por cada área do parque.
O zoológico é formado por uma área total de 780 hectares, sendo 620 pertencentes a Reserva Florestal Padre Balduíno Rambo e 160 hectares pelo zoológico propriamente dito. Abriga cerca de 130 espécies dentre aves, répteis e mamíferos, totalizando mais de mil animais nativos e exóticos. As áreas de recreação e lazer para adultos e crianças estão espalhadas pela estrutura do parque, possibilitando momentos ímpares durante o passeio.
SÃO LEOPOLDO

Estação São Leopoldo
Museu do Trem - Rua Lindolfo Collor, 40
Se você gosta de história, reserve um tempo para visitar o Museu do Trem, localizado em São Leopoldo. A antiga estação ferroviária da cidade foi a primeira construída no Rio Grande do Sul, obras que iniciaram em novembro de 1871. Esta estação faz parte do percurso que partia de Porto Alegre, passava por São Leopoldo e terminava em Novo Hamburgo. A primeira viagem entre a capital e São Leopoldo aconteceu em 1874, tendo como principal objetivo levar um transporte moderno para o Vale do Sinos.
Horários de visitação: de terça-feira a sábado: das 9h às 18h. Domingo: das 14h às 18h.
Museu Histórico Visconde de São Leopoldo - Avenida Dom João Becker, 491
A data da fundação de São Leopoldo é 25 de julho de 1824, o dia em que chegaram alemães para colonizar a região. Toda a história de imigração e colonização do município pode ser encontrada através de objetos, livros, cartas, jornais, documentos e outros elementos no Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.
Visitação: de segunda a sábado das 14h às 17h30.
Setor administrativo: segunda a sexta-feira das 8h30 às 12h e das 14h às 17h30.
Ingresso: R$ 5,00. Crianças de até 10 anos não pagam e mantenedores têm entrada franca.
Pesquisas: marcar horário pelos telefones (51) 3592-4557 ou (51) 3592-3984.
Parque Imperatriz Leopoldina - Avenida Imperatriz Dona Leopoldina, 900
O Parque Imperatriz Leopoldina está localizado a 25 minutos a pé da Estação São Leopoldo, uma grande estrutura natural disponível como ponto de lazer para os leopoldenses e visitantes.
O trajeto é tranquilo, basta seguir a linha do trem até a Avenida Imperatriz Dona Leopoldina, chegando ao número 900. Lá você encontrará aproximadamente 174 hectares de área de preservação permanente onde são realizadas trilhas ecológicas e outra área de lazer composta por cinco conjuntos de churrasqueiras, duas canchas de bocha, duas quadras de vôlei e uma de futebol. Para utilização dos equipamentos, uma solicitação deve ser realizada com antecedência à administração do local, pessoalmente ou através do telefone (51) 3568-7539. Aberto diariamente das 9h às 18h.
NOVO HAMBURGO

Estação Novo Hamburgo
Espaço Cultural Albano Hartz - Passeio Calçadão Osvaldo Cruz, 112
O Espaço Cultural Albano Hartz apresenta um espaço para a realização de exposições e projeções e abriga a Pinacoteca Municipal e o Espaço Aberto. A Pinacoteca Municipal conta com uma infraestrutura destinada a exposições de obras de artistas plásticos nacionais e estrangeiros. O Espaço Aberto é voltado a exposições de artistas plásticos profissionais e iniciantes.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 9h às 18h. Sábados das 9h às 12h.
Centro Municipal de Cultura - Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66
O Centro Municipal de Cultural, mantido pela Prefeitura Municipal, abrange espaços para peças teatrais, shows e outras atividades artísticas e culturais. Informações pelo telefone: (51) 3593-2013.