A Trensurb oferece um atendimento diferenciado para pessoas com deficiência. Esse atendimento é feito nas estações por empregados especialmente treinados e consiste no acompanhamento ao usuário para o embarque e desembarque em concomitância ao monitoramento feito pelo Centro de Controle Operacional (CCO).
O usuário é conduzido por um segurança operacional e embarcado, para melhor identificação e auxílio, no primeiro carro e primeira porta do trem. Há elevadores nas estações Mercado, São Pedro, Canoas, Mathias Velho, Unisinos e São Leopoldo.
A Trensurb possui também esteiras transportadoras de cadeira de rodas, visando ao atendimento mais rápido e com máxima segurança.
Sobre o acesso ao sistema por pessoa com deficiência, informamos que a Trensurb possui Termo de Cooperação com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades no RS (FADERS) destinado à operacionalização da concessão do passe livre aos deficientes carentes, de acordo com o Decreto 42.410/2003. O usuário deficiente, para acessar a estação, deve apresentar a carteira emitida pela FADERS. O assistente de operação que prestar o atendimento identificará e liberará a passagem.
Existem basicamente dois perfis: aqueles que podem acessar a plataforma de embarque sozinha e aqueles que, obrigatoriamente, devem ser acompanhados por um responsável, conforme consta da identificação da FADERS. A avaliação de um funcionário para ingresso gratuito no sistema não é viável, pois de acordo com a legislação, não basta à constatação da deficiência e sim a soma com as condições de "carência" do mesmo.
Caso seja do seu interesse, a carteira de isenção pode ser obtida junto à: FADERS - Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcDs e PcAHs no RS. Rua Duque de Caxias, 418 - Bairro Centro - Porto Alegre-RS- CEP: 90.010-280. Telefone/fax: (51) 3287-6500 - faders@faders.rs.gov.br