Empresa

A Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb - é uma sociedade de economia mista, vinculada ao Ministério das Cidades, Governo Federal, que tem por acionistas a União (99,21%), o Estado do Rio Grande do Sul (0,61%) e o município de Porto Alegre (0,17%). Foi criada em 1980 e iniciou sua operação comercial em 1985.

Atualmente, opera uma linha de trens urbanos com extensão de 39 quilômetros, no eixo norte da Região Metropolitana de Porto Alegre, com 19 estações e uma frota de 25 trens, atendendo a seis municípios: Porto Alegre, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo.

Para cumprir sua missão, a empresa está organizada em cinco grandes áreas: Operação, Manutenção, Administração, Expansão e Comercial. Conta com um quadro de pessoal de aproximadamente 1.100 empregados, além do trabalho de empresas contratadas e estagiários que, subdivididos em escalas e jornadas de trabalho diferenciadas, garantem o funcionamento diário por 24 horas do metrô gaúcho.

Inaugurou o primeiro trecho da Linha 1, ligando Porto Alegre, Canoas, Esteio e Sapucaia do Sul, em 2 de março de 1985. Em 9 de dezembro de 1997, chegou a São Leopoldo com a inauguração da Estação Unisinos e, em 20 de novembro de 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo, ao lado do Museu do Trem. Em 3 de julho de 2012, começaram a operar comercialmente mais duas estações: Rio dos Sinos, também em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo.

A Trensurb, ao longo da sua história, consolidou-se como uma empresa de transporte de passageiros, indutora de desenvolvimento social e econômico. Introduziu e motivou mudanças nos hábitos da população, alterando consideravelmente a realidade dos municípios. Isto porque sua implantação envolveu, não só a instalação do sistema metroviário, mas também a readequação da malha viária, o saneamento, a iluminação pública, a segurança de pedestres e outras obras complementares.

Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humait√° - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000