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Sem compradores, sem vendedores

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Lançada em novembro de 2018 com o mote “sem compradores, sem vendedores; sem doadores, sem pedintes”, a campanha buscou desestimular o comércio irregular e a mendicância nos trens e estações. O objetivo foi conscientizar os usuários do metrô para que não contribuam com comerciantes e pedintes que atuam indevidamente no sistema. As peças da campanha foram divulgadas nos monitores do Canal Você, no jornal-mural Notícia na Linha – ambos presentes em trens e estações – e nos perfis da Trensurb nas redes sociais. Avisos sonoros nos trens também reforçaram a mensagem de conscientização.
 
A mendicância e a venda não autorizada de mercadorias nas dependências da Trensurb são proibidas pelo Regulamento do Usuário – disponível nas estações e online – e motivo de reclamações frequentes recebidas pela Ouvidoria da empresa. O parágrafo único do artigo 40 do Decreto Nº 1.832/1996, que estabelece o Regulamento dos Transportes Ferroviários, também proíbe a realização de "atividades que venham a perturbar os usuários" em trens e estações.
 
Embora tenha função essencialmente operacional, de prestar assistência aos usuários do metrô, a segurança metroviária da Trensurb realiza ações a fim de coibir a mendicância e o comércio indevido no metrô. Simultaneamente à campanha de comunicação, essas ações também foram intensificadas.

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