Estação Esteio

Botão Anterior
Botão Próximo
Botão Fechar
Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria Foto Galeria

O Projeto de Acessibilidade Universal e Modernização da Estação Esteio – Lado Leste, elaborado pela Marcelo Vasquez Fernandes Arquitetura Ltda., foi concluído e apresentado à Prefeitura daquele município em setembro de 2006. O projeto arquitetônico e urbanístico prevê a construção de um moderno Terminal de Integração Multimodal, reorganizando o tráfego dos ônibus metropolitanos e urbanos, vans, táxis, bicicletas e de pedestres, bem como do acesso à estação, através da instalação de escadas rolantes, elevadores e de uma nova programação visual. Além disto, o espaço passará a contar com um conjunto comercial, restaurante e estacionamento de veículos. A estimativa é de que a implantação do projeto exija um investimento de cerca de R$ 6 milhões.

Situação atual: a Trensurb formalizou, à Prefeitura de Esteio, a declaração de Utilidade Pública para o terreno localizado no quarteirão entre a Avenida Maurício Cardoso e as ruas Comendador Kraemer, Ernesto Weick e Santos Dumont, para fins de desapropriação, visando a construção do novo Terminal. Paralelamente, a empresa prepara licitação para a contratação dos projetos complementares (estrutural, elétrico, de sistemas, etc.), a fim de concluir o orçamento e elaborar processo licitatório para a execução das obras.

Em relação ao Lado Oeste, a Trensurb, em parceria com diversas secretarias da Prefeitura de Esteio, a administração do Parque Assis Brasil (onde é realizada anualmente a Expointer), e a Polícia Rodoviária Federal, vem montando um Programa de Necessidades visando a contratação de projetos de arquitetura e urbanísticos para criar as condições de Acessibilidade Universal à estação, ajustando-o também às necessidades da região.


Compartilhe

Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. | Av. Ernesto Neugebauer 1985, - Humaitá - Porto Alegre - RS - Brasil - CEP 90250-140 | Fone: +55 51 3363 8000