Uma amante de poesias

Roselaine Maria Gil Camargo, também conhecida como “Rosi”, é escritora de prosa poética, tem 48 anos, nasceu em Porto Alegre e é moradora de Canoas. Sempre foi apaixonada por palavras e desde cedo aprendeu a amar a leitura e a escrita, tendo alguns de seus textos publicados em jornais da sua região. A autora tem dois livros publicados, o último deles durante as recentes comemorações de aniversário do Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma da Estação Mercado da Trensurb. Ela pretende seguir a carreira de poetisa e, de alguma forma, influenciar as pessoas ao seu redor.

Em 2007, Roselaine perdeu uma irmã, vítima de leucemia, aquela que mais a incentivava a divulgar seus escritos. Mesmo sendo na época avessa à tecnologia, criou um blog chamado Deus, o primeiro poeta e começou a compartilhar suas obras na internet para amenizar a tristeza e a solidão. “Ali, passei a escrever textos variados a respeito da observação que fazia das pessoas e sobre Deus, que passou a ser meu melhor amigo quando eu me sentia só. Foi uma maneira de homenagear quem mais me encorajou”, diz.

Uma amiga virtual que interagia no blog e gostava de seus textos, a motivou a escrever um livro. Roselaine nunca pensou que isso se tornaria realidade, mas sem muitas esperanças, resolveu enviar a sua obra para uma editora online apenas para receber uma avaliação. Para a sua surpresa, o primeiro livro foi aceito e lançado em novembro de 2014, intitulado Coração, gaveta indecifrável, uma compilação de algumas das suas poesias publicadas no blog. Sua primeira obra reflete muitos dos seus sentimentos, falando de saudade, tristeza, amizade, relacionamento interpessoal e amor.

Com a oportunidade de tornar profissão o que era antes uma válvula de escape e o seu diário, a escritora aproveitou para dar continuidade à publicação de outras poesias que estavam guardadas em seus cadernos. No dia 16 de dezembro deste ano, lançou seu segundo livro, Inexorável, no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos. No evento, Roselaine apresentou sua obra e realizou uma sessão de autógrafos para 40 convidados. Após a estreia da sua segunda obra literária, ela recebeu um Certificado de Amigo na comemoração de oito anos do espaço cultural, realizada no dia 19. “Fico muito feliz de poder fazer parte e de agora estar mais próxima de uma biblioteca”, conta.

A escritora sempre foi apaixonada por livros e fã de poesias e considera a leitura muito importante, porque inspira e incentiva o intelecto das pessoas trazendo uma visão mais abrangente do mundo. “No cotidiano, no dia a dia, as pessoas passam pela vida sem perceber o que está a seu redor. Quando nós pegamos um livro para ler, nós saímos desse turbilhão que é a vida e descansamos, temos um certo alívio”, afirma Roselaine.

Quando questionada sobre seu maior sonho, Rosi diz que quer ser reconhecida não por notoriedade ou fama, mas que de alguma forma consiga atingir as pessoas. Ela cita os autores Fabrício Carpinejar, Mario Quintana, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes como ícones da literatura brasileira que a inspiram. “Meu coração está descrito nas páginas dos meus livros, sendo transbordado e oferecido para outro coração que o lê. Se o dinheiro não traz aquilo que buscamos no trabalho, pelo menos a satisfação pessoal de saber que pessoas leram e que fui útil para que elas pudessem reconhecer que Deus as ama, já é o bastante e uma recompensa”, conclui.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de mais de 7 mil publicações de todos os gêneros para os mais de 4,6 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Interessados em efetuar o cadastro podem se dirigir até o espaço, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre. É necessário apresentar os originais do RG, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário pagar qualquer tipo de taxa e o associado já pode retirar um livro no ato do cadastramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3363-8707 ou pela página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *