Foto Luiz Soares (13) 1024

Trensurb é Top Cidadania com a Biblioteca Livros sobre Trilhos

“Vida longa para a Biblioteca Livros sobre Trilhos e parabéns à Trensurb”. Foi esse o cumprimento da coordenadora do Instituto Brasil Leitor, Maria Garcia, quando foi informada de que o espaço cultural mantido pela empresa metroviária em parceria com o Instituto havia conquistado o Prêmio Top Cidadania. O reconhecimento é oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) a instituições que se esforçam no desenvolvimento de projetos que beneficiam comunidades externas. A Trensurb recebeu o prêmio em cerimônia realizada no Grêmio Náutico União. Representaram a empresa na ocasião o diretor-presidente Humberto Kasper, o diretor de Operações, Carlos Augusto Belolli, gestores e empregados das áreas de comunicação e administração.

A Biblioteca Livros sobre Trilhos disponibiliza mais de seis mil livros para empréstimo aos seus 3,5 mil sócios. Somente neste ano, o espaço cultural localizado na Estação Mercado do metrô realizou mais de cinco mil empréstimos de publicações. “Ao colocar o livro no caminho de milhares de usuários do metrô, a biblioteca contribui de forma incontestável para a democratização da leitura”, afirma o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. “Com a biblioteca, agregamos mais uma atividade cultural à rotina de nossos usuários, fortalecendo a visão da empresa comprometida com ações na área da responsabilidade socioambiental”, diz o gerente de Comunicação Integrada da empresa, Jânio Ayres.

Para o assistente de gestão da Biblioteca Livros sobre Trilhos, Fernando Noronha, “a conquista desse prêmio confirma a avaliação favorável da biblioteca por parte do público interessado e comprova o acerto da direção da Trensurb em assumir o papel de mantê-la ativa. Afinal, ampliar as oportunidades de acesso à cultura, através da leitura é uma responsabilidade de todos”, afirmou. Noronha lembra, também, que atualmente um dos desafios do espaço cultural é encontrar parceiros da iniciativa privada para expandir ainda mais a biblioteca. Atualmente, a Livros sobre Trilhos amplia seu acervo unicamente a partir de doações.

Seis anos de incentivo à leitura

No dia 15 de dezembro, a Biblioteca Livros sobre Trilhos completa seis anos de atuação. Contudo, as atividades de comemoração pelo aniversário já iniciaram. A primeira é a Campanha de Troca de Livros, lançada com o início da Feira do Livro de Porto Alegre. O espaço não possui estrutura para restaurar os impressos, então as campanhas de doação são realizadas para substituir títulos que não apresentam mais condições uso. Na primeira metade de dezembro (dias 2, 8, 9, 10 e 15), ocorrerão sessões de contação de histórias ara alunos do ensino fundamental. As atividades são promovidas pelo Grupo Cataventus e pelo autor Matheus Ayres. No dia 15, ao fim das contações de histórias, serão realizadas entregas do Certificado Amigo da Biblioteca, destinado às pessoas e instituições que apoiam a biblioteca durante o ano, seja com a doação de livros ou ações de promoção institucional. Uma surpresa destinada aos usuários do metrô também está sendo preparada para marcar o aniversário do espaço cultural e levar a literatura ao dia de um maior número de pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *