Sustentabilidade e solidariedade

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Responsabilidade Socioambiental (Seram).

Quem faz? Atualmente o setor é composto por 13 membros: dois auxiliares de serviços gerais, uma técnica em administração, dois engenheiros ambientais, três assessores e cinco estagiários de níveis médio e superior.

O que faz? O setor atua de forma consultiva e normativa em relação aos impactos sociais e ambientais, diretos e indiretos, gerados pelas atividades da empresa, e desenvolve programas, projetos e ações em parceria com órgãos institucionais. As atividades ocorrem em horário comercial, porém a realização de orientações de educação ambiental e o acompanhamento de serviços como o de controle de pragas ocorrem fora do horário normal de expediente. Ações de cunho social em parceria com as prefeituras, instituições de ensino e sociedade civil são realizadas nas comunidades em dias e horários diversos incluindo fins de semana e feriados, dependendo das demandas.

Como faz? A área ambiental trabalha na pesquisa de ações para atender legislação e normas, presta orientação quanto à gestão de resíduos e o uso racional de recursos naturais, é responsável por plantios compensatórios, pedidos e monitoramento de autorizações e licenças ambientais, acompanhamento de processos causadores de impactos ambientais.

Já a área social organiza e executa programas como: o Futuro Usuário, que busca orientar estudantes de escolas lindeiras ao sistema quanto ao uso seguro do metrô; a Campanha do Agasalho, que arrecada donativos para instituições de comunidades carentes; o Espaço do Trabalhador, que divulga vagas de emprego em murais nas estações em troca de doação de cestas básicas por parte das empresas anunciantes.

O setor costumava receber uma grande demanda de pedidos de contribuições em período de festas de fim de ano e, para atendê-la, foi criado o programa Papai Noel na Comunidade. Cada criança das instituições selecionadas escreve uma carta com seu pedido ao Papai Noel e elas são apadrinhadas por empregados após campanha de sensibilização interna.

Executado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo, o projeto Escola Integrada na Comunidade reúne as escolas de um bairro num mesmo local, a fim de orientar os alunos quanto ao uso adequado do metrô e sensibilizá-los em relação à preservação do meio ambiente.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *