São Leopoldo completa 192 anos

Nesta semana, São Leopoldo completou 192 anos. E, no fim do ano, a Trensurb chega a 19 operando até o município. A cidade conhecida como “berço da imigração” tem sua origem em julho de 1824. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os primeiros imigrantes alemães chegaram a Porto Alegre em 1824, capital da província de São Pedro do Rio Grande, e em seguida foram enviados para a desativada Feitoria do Linho Cânhamo, um estabelecimento agrícola do governo. Esse local era às margens do Rio dos Sinos, região onde está localizada São Leopoldo, fundada em 25 de julho de 1824.

Trensurb e Porto AlegreVias férreas

Além das características relacionadas à colonização alemã, São Leopoldo também é conhecida como ponto das antigas vias férreas. A estação ferroviária da cidade foi a primeira construída no Rio Grande do Sul, obras que iniciaram em novembro de 1871. Esta estação fez parte do percurso que partia de Porto Alegre, passava por São Leopoldo e terminava em Novo Hamburgo. A primeira viagem entre a capital e São Leopoldo aconteceu em 1874. Atualmente, a estrutura da estação abriga o Museu do Trem (Rua Lindolfo Color, 40), que expõe arquivos e composições da época das viagens ferroviárias. Os horários de visitação são, de terça-feira a sábado, das 9h às 18h e, aos domingos, das 14h às 18h.

O metrô na cidade

Ao lado do Museu do Trem, fica a Estação São Leopoldo da Trensurb. Em dezembro de 1997, a Linha 1 do metrô gaúcho chegou à cidade, com a inauguração da Estação Unisinos, e, em novembro de 2000, foi aberta a Estação São Leopoldo. Em julho de 2012, começou a operar comercialmente a Estação Rio dos Sinos, também no município. A Estação São Leopoldo é a sexta estação mais movimentada da Trensurb, registrando 1,7 milhão de pessoas transportadas no primeiro semestre de 2016. Em média, 11,5 mil pessoas passam pela estação diariamente.

A Estação Unisinos já recebeu 911.587 passageiros e a Estação Rio dos Sinos 463.106 passageiros no primeiro semestre do ano. No total, as três estações da cidade contabilizaram 3.152.089 passageiros de janeiro a junho de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *