Responsabilidade com o dinheiro público

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Pagamentos e Receitas (Separ).

Quem faz? A equipe do Separ é composta por dez empregados: dois técnicos em contabilidade, quatro técnicos em administração e quatro administradores, incluindo o chefe do setor. Também fazem parte da unidade quatro estagiários de nível superior: três cursam administração de empresas e uma, faculdade de ciências contábeis.

O que faz? O Separ é o setor financeiro da Trensurb que controla e centraliza todos os pagamentos da empresa e também controla as receitas. A unidade operacionaliza todos os pagamentos, desde os itens mais simples comprados, como parafusos, até as compras mais complexas e de grande monta como a dos novos trens, o contrato de expansão a Novo Hamburgo e a folha de pessoal.

Além disso, a unidade controla e registras todas as receitas da Trensurb, como as financeiras e comerciais, além da arrecadação das estações (receita operacional), controlada diretamente através de tesouraria na empresa de transporte de valores.

Como faz? “Nossa tarefa principal é receber todos os documentos relacionados a pagamentos da empresa, prepará-los para os outros setores envolvidos quando for o caso e efetivar o pagamento, sempre levando em conta as condições formais para o pagamento, como certidões e atestados de gestores, gerenciando os recursos da nossa conta única para esse fim”, explica o chefe do setor, Eduardo Gomes.

Em relação aos pagamentos, o processo ocorre ao longo de toda a semana, mesmo tendo, a princípio, apenas um dia “oficial” para o pagamento geral de todas as notas ficais e demais documentos recebidos. Todos os dias, o Separ recebe as notas fiscais de todos os contratos e pedidos de compras da Trensurb.

“Nossa atividade não tem ligação direta com os usuários, mas é o nosso setor que realiza os pagamentos de todos os contratos das empresas cujas atividades impactam diretamente o dia a dia do usuário, sem esquecer do pagamento dos empregados”, afirma Eduardo.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *