Práticas de leitura dos usuários da Trensurb são tema de trabalho acadêmico

Buscando compreender a maneira que os usuários da Trensurb se relacionam com a leitura, Jéssica Moraes Ferreira, estudante de biblioteconomia, decidiu escrever o seu trabalho de conclusão de curso a partir dos seus trajetos diários até a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), analisando o projeto desenvolvido pelo Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos (EMLsT). Foi em função dessa pesquisa acadêmica sobre bibliotecas alternativas que a futura bacharel recebeu o “Certificado de Amigo” na comemoração do aniversário de oito anos do EMLsT, realizada em dezembro.

Jéssica tem 21 anos, mora em Canoas e começou a cursar biblioteconomia em 2012. Desde então, passou a utilizar o metrô todos os dias para se deslocar até a capital. Escolheu esse curso pois sempre gostou de ler e, depois de algumas pesquisas, decidiu seguir o conselho da irmã, que a motivou. Também gosta de música e, como hobby, toca violão e guitarra.

Durante os trajetos, observava os usuários que, assim como ela, costumavam ler no transporte para aproveitar o tempo de viagem.

A estudante sempre questionou por que as pessoas estavam lendo e quais os principais interesses literários dos usuários. A partir dessa curiosidade, ela resolveu que este seria o assunto do seu trabalho de conclusão e, no decorrer de um ano, realizou estudos sobre a relação dos usuários com a leitura. Em dezembro, ela entregou o artigo Entre trilhos e livros: práticas de leitura na Trensurb e em fevereiro já estará formada pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS.

Para a elaboração de seu estudo, Jéssica observou a relação dos usuários com o EMLsT, que oferece um acervo de mais de 7 mil livros para empréstimo, ampliado através de doações. Visto que há muitos fatores que influenciam as pessoas a não lerem, principalmente o livro impresso, ela considera a ideia de uma biblioteca no metrô muito importante para quem não tem acesso, como uma forma de incentivo à leitura. “Como futura bibliotecária, me sinto mal porque existem pessoas que não têm acesso e oportunidade para ler”, afirma.

Na festa de aniversário do Espaço Multicultural, realizada no dia 19 de dezembro, foram homenageados pessoas e instituições que prestaram apoio durante o ano com a entrega do “Certificado de Amigo”. Jéssica recebeu e ficou contente pela homenagem. “Me senti abraçada pela biblioteca e agora eu também abraço o projeto”, conclui.

Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos

Criado e mantido pela Trensurb desde dezembro de 2008, o Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos funciona nos dias úteis, das 10h às 20h, na plataforma de embarque da Estação Mercado. Oferece serviço gratuito de empréstimo de livros, com acervo de mais de 7 mil publicações de todos os gêneros para os mais de 4,6 mil sócios, além de um espaço para exposições artísticas e fotográficas. Devido ao seu trabalho de incentivo à leitura, em abril de 2010, foi reconhecido como “Biblioteca do Ano 2009” pela Câmara Rio-Grandense do Livro. Em outubro de 2014, recebeu o Prêmio Top Cidadania, oferecido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS).

Interessados em efetuar o cadastro podem se dirigir até o espaço, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado, no Centro de Porto Alegre. É necessário apresentar os originais do RG, CPF e comprovante de endereço. Não é necessário pagar qualquer tipo de taxa e o associado já pode retirar um livro no ato do cadastramento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3363-8707 ou pela página no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *