Os 77 anos de Canoas

Na próxima segunda-feira, 27 de junho, a cidade de Canoas completa 77 anos. O município é considerado um dos maiores polos industriais do Brasil e possui o terceiro maior PIB do Rio Grande do Sul, atrás apenas de Porto Alegre (1°) e Caxias do Sul (2°), segundo publicação de dezembro de 2015 da Fundação de Economia e Estatística (FEE) do RS.  Conforme o Censo 2014 do IBGE, a área de Canoas compreende 131 quilômetros quadrados com uma população de 339.979 habitantes.

Mobilidade urbana

Caracterizada por ser constituída somente por zona urbana, a cidade conta já há 31 anos com seis estações da Trensurb: Niterói, Fátima, Canoas, Mathias Velho, São Luís e Petrobras. O total de usuários do metrô que embarcaram nessas estações em 2015 foi de 16,6 milhões, sendo 5,5 milhões apenas da Estação Canoas e 4,3 milhões da Estação Mathias Velho. Entre as estações com maior número de usuários, Canoas e a Mathias Velho ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, atrás somente da Estação Mercado.

Em 2012, a Prefeitura de Canoas e a Trensurb assinaram um termo de cooperação e intenção para a construção de um aeromóvel na cidade. Desde então, diversas etapas de desenvolvimento foram iniciadas. A Aeromovel Brasil S.A. é a empresa responsável pela implementação do sistema, confira os detalhes do projeto: www.aeromovel.com.br/projeto/canoas/. A Fase 1, em andamento, contemplará 4,7 quilômetros de extensão e sete estações. A primeira linha irá conectar o bairro Guajuviras à Estação Mathias Velho. Ainda que se trate de um projeto da administração municipal, a Trensurb integra o comitê de assessoramento para implantação do sistema no município e contribuiu com sua experiência de operar a primeira linha comercial do modal no país.

Capital do Xis

No final do ano passado, os vereadores de Canoas aprovaram um projeto de lei que criou o Dia do Xis, além de determinar a cidade como referência na produção do tradicional lanche gaúcho. O responsável pelo projeto foi o vereador César Augusto Ribas Moreira (PRB), o PL 15/2015 buscou o reconhecimento do xis como uma das comidas mais tradicionais do município. Agora, o Dia do Xis é comemorado anualmente em 28 de maio.

Semana de aniversário

A Prefeitura Municipal de Canoas preparou uma semana de atividades em comemoração ao aniversário da cidade. Até 27 de junho acontecem recitais, feira do livro, concertos e inaugurações de espaços públicos. Confira a programação completa em: canoas.rs.gov.br/site/home/pagina/idDep/29/id/345.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *