Foto por Fernanda Garrido (58)

Milhares de pessoas passam pela Mathias Velho

Entre as 22 estações da Linha 1 da Trensurb, a Mathias Velho é uma das mais movimentadas. Neste ano, foram quase quatro milhões de usuários embarcando no metrô por meio da estação até o presente momento. Isso se deve ao fato de estar localizada no bairro mais populoso de Canoas que, não por coincidência, dá o nome à estação.

O entorno contribui para o grande fluxo de pessoas na Mathias Velho. Além dos moradores, ela ainda recebe os usuários de um terminal de integração localizado do lado da estação e também quem compra no variado comércio próximo. Pensando nisso, a Trensurb e Prefeitura Municipal de Canoas firmaram termo de cessão da área do terminal de integração multimodal, que será destinada à construção de um centro popular de compras, o Shopping Popular Mathias Velho, que deve acompanhar a remodelação do terminal. A cessão do espaço à administração municipal tem prazo de 25 anos, prorrogáveis por mais 10. O termo firmado prevê, ainda, o suporte à futura construção de mais dois andares superiores, que seriam destinados ao estacionamento de automóveis, motocicletas e bicicletas, facilitando a integração com o trem. Para o consultor especial da Trensurb, Rubens Pazin, que acompanha o projeto, o empreendimento significa benefícios para todos: “Ganham os ambulantes, o empresário que administrar o local, os usuários, a Trensurb, a Metroplan e o município. Tudo isso porque uma área da cidade será qualificada”.

Outro projeto que promete melhorar o acesso à Estação Mathias Velho e a mobilidade em Canoas é o aeromóvel. A Trensurb e a prefeitura firmaram um protocolo de cooperação para desenvolver um estudo de viabilidade técnica e econômica a respeito da implantação do aeromóvel, que ligará os bairros Mathias Velho e Guajuviras à estação do metrô. O projeto já tem os recursos garantidos pelo Ministério das Cidades para sua implantação. O trecho ligará a Estação Mathias Velho da Trensurb à Avenida 17 de Abril, no Bairro Guajuviras. Essa primeira etapa terá 5,9 quilômetros e nove estações.

Com base no constante incentivo da Trensurb a projetos culturais, no dia de hoje (19), a estação receberá uma visita singular. Isso porque, às 18h, ocorrerá a instalação do piano Schwartzmann customizado pelo artista Cadu Peixoto. A inauguração será marcada por uma apresentação de jazz do pianista Renato Borba. O projeto Piano Livre propõe a colocação de dez pianos em locais públicos de Porto Alegre e Canoas, providos de segurança e protegidos de variações climáticas. Qualquer pessoa poderá utilizar os pianos para tocar como e o que desejar. Os instrumentos permanecerão instalados até abril de 2015, quando serão remanejados, possivelmente dando continuidade a novos projetos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *