Manutenção segura da via

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Via Permanente (Sevip).

Quem faz? O setor é composto por 23 empregados: três engenheiros civis, quatro técnicos em estradas, uma técnica em administração, uma auxiliar de serviços gerais e 14 assistentes de serviços. Também fazem parte da unidade dois estagiários, um de nível superior, estudante de engenharia civil, e outra de nível médio. A equipe do Sevip divide-se em dois turnos, alguns trabalham em horário administrativo (turno dia) e os demais à noite, das 23h às 5h, de segunda a sexta-feira.

O que faz? A equipe do Sevip é responsável pela manutenção da via permanente, garantindo a disponibilidade e segurança para a circulação dos trens. Os funcionários planejam, programam e fiscalizam os serviços contratados, tais como: substituição de lastro localizado, complementação de lastro (descarga, regularização e acabamento), nivelamento e socaria manual, correção geométrica, substituição de trilhos continuamente soldados, substituição de soldas com defeitos, substituição de dormentes (madeira, bi-blocos de concreto e low vibration track), correr e repregar dormentes, duplar pregação, correção de bitolas, substituições e reapertos de fixações em geral, limpeza e lubrificação de aparelhos de mudança de via, entre outros.

Como faz?  Durante o dia, são feitas as inspeções visuais na via (rondas diárias) para levantamento das necessidades de manutenção, programação dos serviços que serão executados à noite, gestão de pessoas e contratos, com auxílio de indicadores, planos de ação, avaliações de fatores críticos de sucesso e insucesso, elaboração de projetos, controle, requisição e inspeção de materiais. À noite, a equipe do Sevip acompanha e fiscaliza todos os serviços programados. “Cabe salientar que todas as frentes de serviço de manutenção ao longo da via permanente são acompanhadas por técnicos e assistentes do Sevip, de forma a garantir que o serviço seja executado conforme o programado e da melhor maneira possível, garantindo desta forma, a qualidade do serviço”, afirma Rodrigo Pettermann, engenheiro e chefe do setor.

“Trabalho no Sevip desde junho de 2008, mesmo ano do meu ingresso na Trensurb. Fui muito bem recebido por toda equipe. O setor sempre buscou e procura trabalhar unido e isso torna o dia a dia gratificante. A rotina é cheia: inspeções de via, gestão de contratos, medições, reuniões, acompanhamento dos serviços quando possível e necessário, projetos, entre outros, o que torna o trabalho muito dinâmico”, diz Rodrigo.

Onde fica? No pátio de manutenção da Trensurb, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *