A estação Unisinos fica localizada em São Leopoldo e recebe mensalmente uma média de 140 mil usuários.

Integrando educação, serviços e comércio há 16 anos

 

A estação Unisinos fica localizada em São Leopoldo e recebe mensalmente uma média de 140 mil usuários.

A estação Unisinos fica localizada em São Leopoldo e recebe mensalmente uma média de 140 mil usuários.

Com média de 140 mil passageiros atendidos por mês, a estação Unisinos ocupou, em 2013, o 12º lugar no ranking do número de usuários entre as 22 estações da Trensurb, recebendo mais de 1,7 milhão de usuários. Localizada em São Leopoldo, no bairro Santa Tereza, a estação é, como o próprio nome sugere, o principal ponto de acesso à Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a Unisinos.

Diariamente, centenas de estudantes passam por lá no deslocamento até a universidade. Um deles é Daniel Bencke, 24 anos, morador de Canoas. Estudante de jornalismo, ele tem no metrô seu principal meio de transporte. “Como não tenho carro, sempre que preciso ir a qualquer lugar, vou de trem. Estudo na Unisinos e trabalho em Porto Alegre, faço quase todo o percurso dos trilhos em um dia normal”. Sobre o serviço prestado pela empresa, Daniel só tem elogios: “Eu uso trem todos os dias, assim como milhares de pessoas. É um serviço que podemos contar que vai funcionar sempre”.

Nas redondezas da estação, concentram-se alguns serviços públicos importantes para o município, como o Foro de São Leopoldo e o Ministério Público. Ela também dá acesso à Sede da Artilharia Divisionária da 6ª divisão do Exército Brasileiro.

A Estação Unisinos faz, ainda, ligação às sedes das empresas de tecnologia SAP (voltada à criação de softwares empresariais), HT Micron (empresa coreana-brasileira, fabricante de chips de memória e semicondutores) e da incubadora UNITEC. Essas empresas estão localizadas no campus da universidade.

Muitos serviços num só lugar

A estação também conta com o Centro Comercial Unisinos, equipado com diversos serviços importantes para o dia a dia dos seus usuários. São 714 metros quadrados, ocupados por 21 estabelecimentos comerciais de serviços variados, que rendem à Trensurb cerca de R$ 10,3 mil mensais. No local, há lotérica, tabacaria, lan house, escola de informática e idiomas, farmácia, restaurante, lojas de eletrônicos, bazar, entre outros.

Um dos comerciantes do local é Márcio Ávila, 32 anos, natural de Rio Grande. Há cerca de dois meses abriu a filial da loja Dice Hobby Store, que tem sua sede na cidade de Rio Grande. O espaço serve para receber jogadores de RPG e card games para a realização de torneios, venda e troca de cards. Márcio começou a organizar esses torneios há cerca de um ano, quando se mudou de Rio Grande para São Leopoldo.

Parece um local inesperado para esse tipo de estabelecimento, mas Márcio explica: “O objetivo quando vim para São Leopoldo já era abrir a loja, mas ainda não tinha local. Quis testar o público primeiro aqui na praça de alimentação da estação e deu muito certo. Foi o que me fez abrir a loja aqui mesmo. O pessoal foi muito receptivo e o local é excelente, porque eles descem do trem e nem precisam sair da estação para chegar até a loja. É muito cômodo, por exemplo, num dia de chuva”.

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *