Coordenando a atividade-fim da empresa

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 49 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores, um órgão de auditoria interna e uma ouvidoria. Conheça o trabalho da Gerência de Operações (Geope).

Quem faz? A equipe da Geope é composta por quatro empregados: um gerente, dois assessores e um administrador. Também faz parte do setor um estagiário de nível superior.

O que faz? A Gerência de Operações é o órgão da empresa responsável pela orientação, coordenação e controle da execução das diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Operações (Dirop) para as atividades centralizadas de controle operacional, de produção de transporte, venda de créditos de viagem, atendimento, informações e segurança dos usuários. Estão subordinadas à unidade os setores de Controle Operacional (Secot), Tráfego (Setra) e Operações (Seope).

Como faz? Compete à Geope formular os programas de trabalho do Secot, do Setra e do Seope, dimensionar seus recursos e submeter esses elementos à Diretoria de Operações para efeito de consolidação e aprovação. A gerência orienta, coordena e controla os serviços de comando e controle de marchas de trens na linha e no pátio, além dos serviços de controle de alimentação e distribuição da energia para trens; faz cumprir as instruções e normas relativas à execução do transporte, propondo atualizações e tomando as providências necessárias para manter o serviço normal de trens; supervisiona e controla a realização do serviço de transporte segundo padrões de segurança, regularidade e conforto dos usuários dentro dos limites de custos operacionais programados; recebe dos setores sob sua supervisão, controla e confere, sistematicamente, dados e informações sobre os serviços realizados; analisa relatórios de atividades, prognósticos, reclamações e sugestões dos usuários dos trens, propondo à Dirop medidas e procedimentos necessários para soluções e melhorias; executa estudos para estabelecimento de escalas de horários e turnos do pessoal de operação, dentre outas funções.

A Geope é fundamental para a empresa, pois tem como atribuição a execução da sua atividade-fim, o transporte dos usuários. Atualmente, são em torno de 170 mil passageiros por dia útil, para os quais o serviço é de extrema importância.

Onde fica? Localizada no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *