Controlando a bilhetagem eletrônica

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com mais de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor Comercial (Semerc).

Quem faz? O Semerc conta, atualmente, com seis membros: um chefe de setor, um administrador, um assistente de gestão, um assistente de serviços, uma assessora e um estagiário.

O que faz? O setor atua basicamente na implantação, manutenção e controle do sistema de bilhetagem eletrônica existente na Trensurb, bem como na gestão dos contratos relacionados à atividade. Com a bilhetagem eletrônica quase totalmente implantada, a área busca permanentemente manter a disponibilidade de seus equipamentos e sistemas, além de obter e analisar as estatísticas decorrentes da utilização do sistema como um todo.

Entre as principais funções, estão: o controle e disponibilidade de equipamentos e sistemas; a definição e unificação dos processos de bilhetagem juntamente com os setores de Operações e de Pagamentos e Receitas; a interface com as associações das Empresas de Transporte de Passageiros de Porto Alegre (ATP) e dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM); questões técnicas relacionadas à implantação e alterações nos sistemas e projetos da bilhetagem, principalmente em relação a tecnologia da informação, rede lógica, servidores e demais periféricos, estabelecendo contato com outros setores da empresa; assistência técnica nas estações; indicadores da área de bilhetagem; relacionamento com usuários, estações e ATP no que diz respeito às informações; distribuição de cartões e verificação dos cartões unitários que retornam das estações com problemas.

Como faz? Subordinado à Gerência Comercial (Gecom) e à Superintendência de Desenvolvimento Comercial (Sudec), o Semerc atua em horário administrativo (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h) e, quando há necessidade, também fora desse horário. Há contato direto com seus principais parceiros, como ATM, ATP, Interop e TechDec (as duas últimas são empresas contratadas responsáveis pela infraestrutura de informática), bem como trabalhos conjuntos com os setores de Operações, Sinalização e Pagamentos e Receitas. De acordo com o chefe do setor, Gilberto Baú, a importância do Semerc está relacionada essencialmente ao controle das receitas operacionais da empresa, ou seja, buscando dar maior confiabilidade ao sistema como um todo.

O administrador José Luiz Brandão trabalha no Semerc há três anos. Ele cuida da disponibilidade de equipamentos, bilheterias e bloqueios, controla os contratos, entre outras funções. Para ele, é muito satisfatório trabalhar na unidade. “É um setor pequeno, mas muito unido. Temos um bom clima de trabalho, e isso é importante para o dia a dia do profissional”, conta.

Onde fica? No prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

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