Consolidação e comprometimento

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 48 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores e um órgão de auditoria interna. Conheça o trabalho do Setor de Contabilidade e Patrimônio (Secop).

Quem faz? Subordinado à Gerência de Orçamento e Finanças e à Diretoria de Administração e Finanças, o setor é composto por 14 empregados, a maior parte deles com formação técnica ou superior em contabilidade, além de três estagiários.

O que faz? O Secop divide-se em quatro áreas: patrimônio, contabilidade societária, contabilidade pública e área fiscal.

As atividades do patrimônio envolvem, controle dos registros, movimentação e baixa dos bens patrimoniais. A área fiscal realiza os registros referentes a documentos fiscais, cumprimento das obrigações fiscais impostas pela legislação bem como análises tributárias e de planilhas de custos e formação de preço. A área contábil tem como objetivo consolidar a movimentação econômica e financeira ocorrida na empresa e refleti-la em suas demonstrações contábeis a fim de gerar informações para amparar a tomada de decisões, atendendo sempre a legislação societária e pública.

Sonia Maria de Moura é contadora e chefe do setor. Ela explica que “a contabilidade reflete a situação financeira e patrimonial da organização”.

Como faz? Para a equipe do setor, não pode faltar comprometimento. Segundo Sonia, o trabalho não é pouco. “Na contabilidade, por exemplo, pelo fato de a Trensurb ser uma empresa de economia mista, é necessário que haja os dois tipos de contabilidade, a societária e a pública, que são regidas por diferentes leis, sendo realizados registros, conciliações e fechamentos para as duas contabilidades”.

Para atendimento do trabalho, os 14 empregados dividem-se entre as quatro áreas, mantendo sempre muita organização durante os processos. No ano de 2016, a empresa implantou um novo sistema – o Dynamics AX – com o objetivo de aprimorar os processos internos. Foi um ano de muitos desafios, mas com o comprometimento e esforço da equipe, o Secop concluiu o fechamento anual conforme previsto.

“Esperamos para 2017, melhorar nossos processos e controles a fim de otimizar nosso tempo e fornecer informações confiáveis aos gestores para tomadas de decisões”, afirma Sonia.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *