Assessorando o diretor-presidente

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 49 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores, um órgão de auditoria interna e uma ouvidoria. Conheça o trabalho do Gabinete da Presidência (Gapre).

Quem faz? Com status de gerência, o Gabinete da Presidência conta com três empregados: o chefe de Gabinete, um administrador e uma técnica em administração. Atuando juntamente com o Gapre, há a Secretaria da Presidência, composta por uma secretária executiva e duas estagiárias, graduandas em Secretariado Executivo Trilíngue.

O que faz? O papel do Gabinete da Presidência é assessorar o diretor-presidente frente às demandas internas de trabalho advindas de todos os setores da empresa, bem como as demandas externas, principalmente do Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Presidência da República, órgãos de controle e outros. O Gapre dá suporte técnico ao diretor-presidente quanto a assuntos das diferentes áreas da empresa, elabora documentos oficiais, atas e resoluções, além de assessorar as reuniões de Diretoria Executiva, Conselho de Administração e Assembleia dos Acionistas da Trensurb. Também faz a gestão dos processos físicos e eletrônicos (por meio do Sistema Eletrônico de Informações) e demais expedientes internos e externos.

A Secretaria da Presidência recebe as demandas internas e externas dos pedidos de agenda, eventos e providencia as viagens do diretor-presidente, Conselho de Administração e acionistas.

Como faz? As demandas são recebidas no Gapre por meio da secretaria do Gabinete ou diretamente com o chefe de Gabinete. A secretaria recebe os processos físicos e eletrônicos, bem como todas as correspondências e documentos dirigidos à Presidência da empresa, faz o devido registro – sendo que cada correspondência é digitalizada e torna-se um processo eletrônico – e passa para o chefe de gabinete, que analisa e encaminha. As demandas dos setores da empresa, bem como Ministério das Cidades, Ministério do Planejamento, Presidência da República, órgãos de controle e outros, são recebidas diretamente pelo chefe de gabinete, que analisa e faz os devidos encaminhamentos. O chefe de gabinete presta assessoria técnica ao diretor-presidente, auxiliando na tomada de decisões. As reuniões de Diretoria Executiva e do Conselho de Administração são assessoradas pelo administrador que atua no Gabinete, responsável por preparar as reuniões, lavrar as atas, submeter pautas à apreciação e aprovação do Conselho. Os pedidos de agenda, bem como os convites são recebidos pela Secretaria da Presidência, analisados e atendidos conforme a disponibilidade de agenda.

Onde fica? Localizado no prédio administrativo da Trensurb, no pátio da empresa, em Porto Alegre, no bairro Humaitá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *