painel 1

A história do Rio Grande do Sul contada na frente da Estação Mercado

mural estação mercado 1Quando a Trensurb completou um ano de operações, o artista plástico Clébio Sória deixou como presente na Estação Mercado um dos maiores murais artísticos da cidade. Localizados na Avenida Mauá, os 17 painéis somam 450m² de uma obra que retrata a história e o folclore do Rio Grande do Sul.

Os painéis que Sória pintou entre março e setembro de 1986 trazem registros históricos como os índios Charruas, primeiros moradores do Estado, o mártir missioneiro Sepé Tiaraju, a travessia do navio com rodas de Garibaldi durante a Revolução Farroupilha, o confronto entre chimangos e maragatos, a lenda do Negrinho do Pastoreio, e muitas outras figuras folclóricas e históricas.

historia rs

Durante o período em que trabalhava na criação dos painéis, Clébio Sória teve que enfrentar diversas adversidades, como calor, frio, chuva e poluição, que dificultam a criação de uma obra a céu aberto. Mesmo assim, ele dizia que “ter o trabalho visto pelo povo é a melhor compensação que um artista tem, independente do ganho”. Sória faleceu em 1989, e hoje outros dos seus trabalhos podem ser vistos em São Leopoldo, na Unisinos, nas sedes do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e da Companhia União de Seguros Gerais.

201101141517370.atividades_culturais_mural_clebio_soria_1

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *