Os Remanescentes

100 anos de samba

Com o tema Ary! Isto Aqui, O Que É?, a edição 2016 do Arte nos Trilhos homenageia um dos maiores compositores da história da música brasileira, Ary Barroso. Mas a iniciativa também comemora o próprio samba e os seus 100 anos. São seis apresentações do grupo Os Remanescentes nas estações da Trensurb ao longo do mês, uma em cada município atendido pelo metrô – a primeira delas foi no Dia Nacional do Samba, 2 de dezembro, na Estação Mercado.

2016 pode ser considerado o ano do centenário do samba, ritmo tipicamente brasileiro que Ary Barroso ajudou a popularizar. Sua “certidão de nascimento”, por assim dizer, é uma partitura manuscrita para piano, assinada por Pixinguinha, de Pelo telefone. Esse samba carnavalesco de Ernesto Joaquim Maria dos Santos, mais conhecido como Donga, foi grande sucesso no carnaval de 1917. Mas foi em 6 de novembro de 1916 que Donga entregou uma petição de registro de sua canção no Departamento de Direitos Autorais da Biblioteca Nacional, efetuado pela instituição 11 dias depois.

O Arte nos Trilhos também comemora a data escolhida para a celebração do ritmo musical. Segundo a lenda popular, o Dia do Samba seria comemorado em 2 de dezembro justamente em homenagem a Ary Barroso. Nesse dia, em 1940, o compositor teria visitado Salvador pela primeira vez. Muitos anos depois, o vereador soteropolitano Luís Monteiro da Costa propôs, então, a definição da data comemorativa. Com o passar do tempo, as celebrações do Dia do Samba acabaram espalhando-se por todo o país.

O projeto

Com patrocínio da Caixa Econômica Federal, o Arte nos Trilhos leva cultura e entretenimento aos usuários da Trensurb anualmente desde 2008 – com edições, também, entre 2000 e 2004. Sempre nos últimos meses do ano, diversos artistas apresentam-se nas estações, dando um tom diferenciado à rotina do metrô gaúcho.

Programação

Apresentações do grupo Os Remanescentes, sempre às 18h:

16/12 – Estação São Leopoldo

20/12 – Estação Novo Hamburgo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *