Entrevista: criatividade e representatividade na arte de Amanda Jacobus

Até 31 de janeiro do próximo ano, a exposição Mulheres de Coragem, de Amanda Jacobus, fica em cartaz no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, na plataforma de embarque da Estação Mercado. A mostra traz ilustrações que representam seis mulheres brasileiras, personagens do folclore e da história, que inspiram por sua coragem e determinação. A autora de Mulheres de Coragem é publicitária, sócia de uma agência de comunicação que auxilia negócios de mulheres empreendedoras e também mantém um blog sobre viagens e cultura. Afirma estar “metida em todas as formas de expressão” e conta que desenha, escreve, fotografa e faz vídeos “por hobby e paixão pela arte”. Conversamos com ela sobre a exposição, sobre arte, igualdade e seu trabalho como publicitária. Confira a entrevista a seguir.

Leia mais →

Metroviário vence concurso de samba-enredo para o Carnaval 2019

Wilson Roberto Freitas da Silva, 52 anos, é natural de Porto Alegre e atua como assistente de serviços gerais da Trensurb desde 1987, em atividades de apoio administrativo. Fora da empresa, Wilson se dedica a uma grande paixão: o samba. Recentemente, o samba-enredo que ele ajudou a compor foi o grande vencedor do concurso da escola Consulado, de Florianópolis, para o Carnaval 2019. Essa é mais uma vitória de muitas na trajetória de sucesso de Wilson no samba.

Leia mais →

Conheça o slam: prática que leva poesia a ambientes não convencionais estará presente na Feira do Livro de Porto Alegre

Talvez desconhecido pela maioria, o slam é a prática de declamar poesia sem o auxílio de acompanhamento musical. Surgido em Chicago, em 1984, o movimento ganhou muitos adeptos por conseguir tirar a poesia dos livros e dos ambientes tranquilos e colocá-la nas ruas, próxima de quem quisesse ouvi-la.

O rapper e slammer (nome dado aos praticantes do slam) Vinícius Brasil é um dos diversos apaixonados pelo formato. Segundo ele, escrever poesias é sua válvula de escape. “Os sonhos são indispensáveis para seguirmos em frente, pois eles me mantêm vivo”, declara.

Leia mais →

Melhorando a confiabilidade de dispositivos dos trens

Presente nas cabines de operação de todos os 25 trens da frota original da Trensurb, o dispositivo GR2118 é responsável pelo controle e monitoramento do sistema de telecomunicação dos trens. Ele tem a função de realizar a interface com rádio, intercomunicador de cabines e sistema de avisos sonoros, sendo fundamental para a comunicação do operador com o Centro de Controle Operacional e com os usuários do metrô. O desgaste natural das peças do dispositivo podia ocasionar falhas no sistema de telecomunicação e resultar no recolhimento de trens para manutenção corretiva.

Leia mais →

Uma trajetória de amadurecimento

José Eurico Reis Pinto tem 58 anos, é natural de Porto Alegre e trabalha há 33 anos na Trensurb. Começou em 11 de março de 1985, poucos dias após o início da operação comercial do metrô, em 4 de março. Reis, como é chamado pelos colegas, ingressou como agente de estação e, a partir de 1987, passou a atuar como operador de trens. Em 2010, foi aprovado no processo seletivo interno para trabalhar no Centro de Controle Operacional (CCO) da empresa, onde atua até hoje.

Leia mais →

Saúde mental em destaque

Hoje é o Dia Internacional da Saúde Mental. Setembro, por sua vez, é o mês de uma campanha mundial em prol da saúde psíquica e da prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Em alusão a essa campanha, a Trensurb promoveu internamente, em setembro, o seu Mês da Saúde Mental, com ações de conscientização para os empregados e palestras com uma psicóloga e uma psiquiatra. Este ano foi o terceiro consecutivo em que a empresa realizou atividades com foco na saúde mental nessa época do ano, sempre buscando desmistificar a doença mental e diminuir preconceitos.

Leia mais →