Entrevista: a metroviária e escritora Ivone Aretz e “O Poder da Luz”

Na tarde de 13 de setembro, a metroviária Ivone Aretz realizou o pré-lançamento do livro O Poder da Luz, no Espaço Multicultural Livros sobre Trilhos, localizado na plataforma de embarque da Estação Mercado da Trensurb. O evento contou com uma roda de conversa em que a autora apresentou a ideia principal do livro, de trazer mensagens positivas e de reflexão ligadas à espiritualidade, e os presentes puderam fazer perguntas sobre a obra e sua trajetória como espiritualista. O lançamento oficial do livro irá acontecer na Feira do Livro de Gravataí, em novembro.

Além de metroviária, Ivone é mestra Reiki, promotora de saúde integral e estudante da espiritualidade e das plantas medicinais. Leia a seguir nossa entrevista com ela, que falou sobre espiritualidade e as principais ideias que norteiam o livro O Poder da Luz – e os que virão a seguir.

Leia mais →

O metroviário que ajudou a construir a Trensurb

Luiz Alberto Silva Bastos, 62 anos, é natural de Bagé e trabalha há 34 anos na Trensurb. Hoje, atua no Setor de Sinalização, no turno da noite, fazendo a manutenção das câmeras de segurança. Ele saiu da cidade natal em busca de oportunidades e encontrou na Trensurb a chance de crescimento profissional: “Vim pra Porto Alegre porque Bagé é uma cidade da fronteira onde o emprego era meio complicado, então, em 1978, fui pra Rio Grande e de lá vim pra Porto Alegre, onde ingressei na Trensurb”. Luiz conta com orgulho que, em 1984, aos 28 anos, foi aprovado no processo seletivo da empresa.

Leia mais →

Entrevista: Karine Rico traz o circo para o cotidiano

Nos dias 30 e 31 de agosto, a intervenção circense Dias de Chuva, da artista Karine Rico, invadiu as estações Mercado, São Leopoldo e Canoas, da Trensurb. A ação teve duração de aproximadamente 15 minutos, durante os quais a artista buscou apresentar as diferentes reações e sensações provocadas pela chuva por meio de uma cena que utilizou malabarismo aliado a projeções e trilha sonora. O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Rio Grande do Sul.

Leia a seguir nossa entrevista com Karine, que falou sobre sua carreira como artista circense e a concepção da intervenção Dias de Chuva.

Leia mais →

Conectando-se com os colegas e consigo mesma

Aline Virginia Homem Nunes, de 32 anos, é natural de São Leopoldo e mora em Canoas. Formada em administração pela Ulbra e pós-graduada em gestão pública pela UFSC, ela ingressou na Trensurb em 2012, como técnica em administração. Inicialmente, trabalhava na área de manutenção e, há cerca de um ano, foi transferida para o Gabinete da Presidência, o que representou um novo desafio em sua carreira. Na manutenção, Aline era responsável por dados estatísticos, gestão de pontos, pessoas e patrimônio. Em sua função atual, dá suporte ao chefe de gabinete e assessores no recebimento, tramitação e arquivamento de documentos oficiais, entre outras atividades administrativas.

A técnica conta que um dos principais motivos da decisão por fazer concurso para trabalhar na Trensurb, além de almejar crescimento e melhor remuneração, foi o serviço que a empresa presta à população, atendendo a quem precisa se deslocar pela região. Isso, segundo Aline, faz com que seu trabalho se torne mais gratificante, pois ele tem um propósito e envolve um bem maior.

Leia mais →

Geman

Trens, trilhos, prédios e equipamentos

Para que os trens operem todos os dias, a Trensurb conta com um quadro funcional com cerca de mil empregados que atuam em diversas áreas e garantem o bom funcionamento do metrô, o planejamento e a gestão da empresa. As 49 unidades organizacionais da Trensurb estão divididas entre três diretorias, duas superintendências, 14 gerências, 28 setores, um órgão de auditoria interna e uma ouvidoria. Conheça o trabalho da Gerência de Manutenção (Geman).

Quem faz? A equipe da Geman é constituída por um gerente, formado em engenharia mecânica, um assistente de serviços gerais, uma técnica de gestão e uma estagiária de ensino médio. Estão subordinadas à gerência três unidades organizacionais: os setores de Manutenção Predial e Equipamentos (Semap), Oficina (Seofi) e Via Permanente (Sevip).

O que faz? A Gerência de Manutenção é a área responsável pela orientação, coordenação, planejamento e controle da execução das diretrizes estabelecidas pela Diretoria de Operações para as atividades de manutenção do material rodante, via permanente, edificações e equipamentos eletromecânicos.

Leia mais →

O bom filho a casa torna

A história de Ana Paula Pinheiro Almada na Trensurb começou meio “sem querer”. Ana graduou-se em História no IPA e, na época, sonhava em lecionar em universidades. Buscando preparar-se para essa atividade, cursou mestrado em Letras pela Universidade do Porto, em Portugal. Quando retornou ao Brasil, Ana Paula percebeu que a docência não era para ela e decidiu prosseguir nos estudos, mas com foco em concursos.

Leia mais →