Galeria Mario Quintana completa 11 anos

Em 21 de março de 2006, a Trensurb batizou o túnel de acesso às plataformas da Estação Mercado com o nome de Galeria Mario Quintana. Desde a cerimônia de inauguração, no ano do centenário do poeta, mais de 100 exposições estiveram em exibição no espaço ao longo desses 11 anos, destacando o trabalho de diversos fotógrafos e artistas, consagrados ou iniciantes.

Já expuseram suas obras na galeria fotógrafos como Cristiano Estrela, Luis Ventura, Eurico Salis, Eduardo Liotti, Ricardo Stricher, Jean Schwarz, Elson Sempé, Jorge Aguiar, Tadeu Vilani, Caio Vilela, Leandro Selister e Marco Nedeff, além de artistas plásticos como Vital Lordelo, Fabiano Gummo e Pablo Aguiar.

Leia mais →

A força da mulher metroviária

A Trensurb conta, hoje, com 287 mulheres entre empregadas, estagiárias e aprendizes. Dessas, 21 ocupam cargos de gestão. Entre elas, uma diretora: Maria Cecilia Brum, primeira mulher a assumir um cargo de direção na empresa. Contadora formada pela UFSM, mestre em ciências contábeis pela Unisinos, empregada da Trensurb desde novembro de 2011, ex-gerente de Orçamento e Finanças, ela assumiu a Diretoria de Administração e Finanças em dezembro de 2016. Como muitas mulheres ao longo dos anos, ao redor do mundo, chegou a uma posição antes ocupada somente por homens. Isso só foi possível por causa da luta de muitas mulheres que vieram antes dela, uma luta por igualdade, que segue até hoje. E essa luta é o que se comemora neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Leia mais →

Churrasco, futebol e música

“Há uns 18 anos, eu e uns colegas iniciamos o ‘clube dos 25’ e, desde então, nos encontramos para jogar bola e fazer um churrasquinho todas as quintas-feiras após o trabalho”, conta João Alberto Bessestil, de 55 anos – destes, 31 são de trabalho na Trensurb. Atualmente, trabalha na área administrativa do Setor de Sinalização (Sesin), mas conta já ter atuado em diversos setores. “Lembro de até ter cadastrado novos funcionários com aquelas máquinas de escrever”, conta.

Leia mais →

Trensurb é o 10° perfil no Twitter mais seguido nos metrôs da América Latina

A informação com bom humor amplia o número de pessoas conectadas nos perfis da empresa: são 59,2 mil no Twitter e 71 mil no Facebook.

Na quinta-feira (09), uma menção no Twitter da Trensurb chamou a atenção. De acordo com a agência de comunicação corporativa PressRelease, dos 30 metrôs existentes na América Latina, 23 possuem conta na rede social Twitter e a Trensurb encontra-se na 10º posição de perfil com mais seguidores. Em primeiro e segundo lugar estão, respectivamente, os metrôs de São Paulo e de Santiago (Chile). Além disso, a empresa gaúcha possui o perfil mais antigo dos metrôs no Twitter, iniciado em maio de 2009 (gráfico abaixo).

Leia mais →

Facilitando o troco

O metrô é local de passagem para os usuários, o meio para chegar a outro lugar. Indo trabalhar, estudar ou passear, diversas pessoas passam rapidamente pelas bilheterias. Na hora de comprar a passagem, a história se repete: “Não tem trocado? Não tem moedas?”, questiona o agente metroviário. A maioria dos passageiros, nesse momento, percebe que só possui notas e essa situação repete-se ao longo do dia. “Essa é uma grande dificuldade que temos na operação, poucas pessoas facilitam o troco trazendo moedas”, explica o Gerente de Operações da Trensurb, Carlos André da Silva. Pensando nisso, a empresa lançou mais uma etapa da campanha Facilite o troco.

Leia mais →